Correio Popular Notícia


DIREITOS
Conferência da pessoa idosa tem início com público acima do esperado

Data da notícia: 2015-04-23 10:58:56
Foto:

(Da Redação) Mais de 300 pessoas estiveram no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná nesta quarta-feira (22) para a abertura da I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, que se estende até amanhã (23). Este número de participantes surpreendeu a organização do evento, que trabalhou sob a coordenação de uma equipe destacada pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Ji-Paraná. Foram necessários muitos assentos adicionais para acomodar todos os presentes, que eram o dobro da capacidade das cadeiras destinadas ao público. ?Veio muito mais gente do que era esperado. Isto é um sinal que este segmento da terceira idade, além de muito numeroso, está interessado e mobilizado para buscar alternativas às suas reivindicações?, explicou uma das organizadoras do encontro, a diretora de Divisão de Apoio Comunitário, Rosana Rozana Vieira.
A Conferência teve início às 10 horas com a composição da mesa de autoridades da qual fizeram parte a secretária de Assistência Social, Sônia Reigota, representando no ato o prefeito Jesualdo Pires (PSB), ao lado de representantes das demais cidades corresponsáveis pelo acontecimento ? Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis e Urupá ? e das vereadoras Silvia Cristina (PDT) e Ida Castro (PV).
Antonio Geraldo da Silva, com 64 anos completados no último dia 17 de janeiro, recém-eleito presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e que também integrou a mesa de honra, espera que as demandas da conferência possam traduzir os anseios deste crescente segmento da sociedade. ?Um dos temas que abordaremos aqui será a criação do Fundo da Pessoa Idosa, para funcionar de forma semelhante à Fumcriança, o que nos permitirá recolher recursos financeiros junto à iniciativa privada para solucionar muitos problemas enfrentados atualmente pelos idosos?, declarou.

Força
Para a vereadora Ida Castro a presença maciça em um evento dá uma clara demonstração da força e da união das pessoas da terceira idade. ?Fiquei muito feliz ao ver o auditório da Câmara lotado. Eventos assim, inclusive, ajudam a chamar a atenção para o Estatuto do Idoso, que ainda hoje é muito desrespeitado. Acho que a grande jogada desta conferência se traduz em uma palavra apenas: reivindicação?, afirmou.
Durante a tarde o evento prosseguiu com a discussão de dois eixos temáticos (?Gestão de programas, projetos e ações?; e ?Participação ? política e controle social?) conduzidos pela vereadora Márcia Regina (PT). Amanhã, no segundo dia do evento, os debates acontecerão em torno de mais dois eixos (?Financiamento ? Fundo do Idoso e orçamento público?; e ?Implantação e fortalecimento da rede intersetorial de atenção e cuidados à pessoa idosa?). Fechando a conferência, na tarde desta quinta-feira (23), serão eleitos os delegados que irão à Conferência Estadual da Pessoal da Pessoa Idosa, em julho, na capital rondoniense. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1927 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.